Segredo da saúde: sete dicas para transformar a rotina

Ter qualidade de vida e bem-estar é um desejo universal, mas começar um projeto de vida saudável às vezes parece uma tarefa impossível. 

14 de maio, 2018

O nosso cérebro é programado para trabalhar com economia de energia, realizando várias tarefas no “piloto automático”. Por isso, para criar um hábito é preciso força de vontade e persistência, pois somente depois de muita repetição é que as atividades passam a ser executadas com o mínimo de esforço mental.

Isso explica por que acordar cedo para ir à academia não parece uma boa ideia para o cérebro nas tentativas iniciais. Depois de alguma insistência, contudo, ele passa a gostar do estímulo trazido pela endorfina – substância natural que gera bem-estar e prazer –, e aí sim está formado o hábito.

Dessa forma, seja para manter uma alimentação saudável, incorporar a prática de atividades físicas no dia a dia ou usar menos o celular, a dica é começar com desafios simples e não desistir. Vale substituir o refrigerante por suco, trocar o elevador pela escada ou desligar o sinal de wi-fi por algumas horas. Força de vontade para começar, persistência para transformar as atividades em hábito e planejamento para tornar isso tudo possível são os três pilares da mudança de vida.

Sete dicas para transformar a rotina

Movimente o corpo

Além de promover bem-estar e qualidade de vida, a prática regular de atividades físicas traz muitos benefícios para a saúde, melhorando o funcionamento cardiovascular e respiratório, tonificando o corpo e prevenindo o desenvolvimento de doenças. Incorporar na rotina 30 minutos de qualquer exercício durante cinco dias por semana já é suficiente para sentir os resultados positivos.

Use a endorfina contra o estresse

Durante a atividade física, o cérebro produz endorfina, uma substância natural que gera bem-estar e prazer. Ela ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, trazendo o relaxamento merecido para o corpo. Este é o melhor caminho para uma vida com mais qualidade.

Não faça dieta, reeduque-se

Para muito além da questão estética, estar acima do peso é prejudicial para a saúde. O cansaço fica maior e as dores no corpo aparecem. No lugar de dietas, faça uma reeducação alimentar. Algumas trocas podem ser essenciais para uma vida com mais qualidade. Por exemplo: substitua refrigerantes por água ou sucos de frutas naturais e inclua alimentos integrais no seu cardápio.

Beba muita água

Hidratação é fundamental. Beba de 8 a 10 copos de água por dia. A ingestão do líquido aumenta a resistência física, ajuda a proteger o coração, transporta os nutrientes que o nosso corpo necessita, melhora o funcionamento do intestino, controla a pressão sanguínea e previne cãibras.

Durma bem

Noites maldormidas podem aumentar as taxas de gordura e açúcar no sangue, além de favorecer doenças cardíacas e vasculares. Para um sono mais tranquilo, evite refeições pesadas à noite, cafeína depois das cinco horas da tarde e exercícios físicos noturnos que exijam maior disposição.

Consulte um médico

Para uma mudança completa de hábitos, além de melhorar suas atividades diárias, é importante que você consulte um médico regularmente. A medicina preventiva está cada vez mais desenvolvida para ajudar a manter a saúde em dia antes de precisar tratar alguma doença.

Faça uma mudança por dia

Simples ações no dia a dia podem fazer toda a diferença para uma vida com mais qualidade. Trocar o elevador pelas escadas; ir de bicicleta ao trabalho; descer do ônibus um ponto antes do seu e fazer o resto do trajeto a pé são boas opções. Movimentar o corpo ajuda na redução do inchaço e no controle do peso, evitando o efeito sanfona e suas consequências como estrias na barriga, pernas e braços. De quebra, ainda te deixa de bom humor.

Fonte: Gaz

 

Comentários