O remédio mais indicado para diminuir a febre é o Paracetamol, pois é uma substância que pode ser utilizada em quase todos os casos, mesmo em crianças ou grávidas, devendo a dose ser adaptada, especialmente na faixa etária infantil, até 30 Kg. O Paracetamol pode ser encontrado em medicamentos com os nomes comerciais Tylenol, Vick Pyrena, Sonridor ou Dafalgan, por exemplo.

No entanto, esta substância ativa pode estar associada a outras, como e o caso da cafeina, vitamina C, codeína ou anti-histamínicos, que podem ser encontrados em remédios como Resfriol, Nolefrin, Tylenol Sinus, Sonridor Caf ou Algicod, que, dependendo da substância associada, potenciam a ação do paracetamol, aumentam a eficacia no tratamento da dor, ou melhoram outros sintomas característicos de resfriados e gripes, como espirros, coriza, tosse alérgica e sistema imune debilitado.

Outros exemplos de remédios para febre são a dipirona, ibuprofeno ou a aspirina, porém possuem mais contraindicações e efeitos colaterais e, por isso, só devem ser usados com orientação do médico. No entanto, o ibuprofeno e a aspirina são também anti-inflamatórios, que podem ajudar em sintomas como garganta inflamada, por exemplo.

A posologia destes medicamentos deve ser determinada pelo medico e em função da dose do medicamento e da idade e do peso da pessoa.

Remédio para baixar a febre no bebê

Os remédios que baixam a febre no bebê são o Paracetamol, Dipirona infantil e o Ibuprofeno, que podem ser tomados, de preferência so a partir dos 3 meses de idade, a cada 6 ou 8 horas, dependendo da indicação do pediatra.

Os remédios para a febre infantil só devem ser tomados quando a temperatura corporal da criança estiver acima dos 37,8ºC, e a dose deve ser sempre calculada de acordo com o peso corporal da criança.

Para ajudar a baixar a febre no bebê pode-se retirar o excesso de roupas, oferecer bebidas frescas ou molhar o rosto e pescoço da criança com toalhas úmidas.

Remédio para febre causada pela dengue

Os remédios que podem ser usados para baixar a febre da dengue são o paracetamol e a dipirona.

O Paracetamol é eficaz e não tem muitos efeitos colaterais, sendo o mais indicado. No entanto, quando utilizado em excesso, pode causar problemas no fígado. Já a dipirona é indicada para pessoas que não podem tomar paracetamol, devido a hipersensibilidade à substância ativa.

Deve-se lembrar, entretanto, que estes medicamentos podem aumentar o risco de sangramento ou sobrecarregar a função do fígado, prejudicados na dengue, por isso, na suspeita desta doença, é importante passar por uma avaliação médica e seguir a sua orientação.

 

Fonte: Tua Saúde

Comentários