
Os remédios para tosse têm como ação aliviar este e os outros sintomas associados ao problema como irritação da garganta, expectoração ou falta de ar. O tratamento deve ser indicado de acordo com o tipo de tosse apresentado pelo paciente e deve ter como objetivo, além de aliviar os sintomas, eliminar a sua causa.
Os remédios para tosse infantil devem ser indicados pelo médico pediatra de acordo com o tipo de tosse que a criança tem e o seu estado de saúde geral. Oferecer medicamentos sem orientação médica para a criança pode ser prejudicial à saúde.
Remédios para Tosse
Remédios para tosse seca
Os remédios para a tosse seca devem ser recomendados por um médico, que deve perceber qual a causa da tosse, de forma a receitar aquele que mais se adequa. Os remédios podem ser tomados na forma de xarope, gotas ou comprimido, e podem ter ação no sistema nervoso de forma a controlar a frequência e intensidade do sintoma, na garganta aliviando a irritação, ou a nível traqueobrônquico, com uma atividade anti-alérgica e atibroncospástica.
Alguns remédios para tosse seca e persistente são:
- Levodropropizina, com os nomes comerciais Antux ou Zyplo, por exemplo;
- Dropropizina, com os nomes comerciais Eritos ou Binelli, por exemplo;
- Dextrometorfano, com os nomes comerciais Bisoltussin ou Trimedal, por exemplo;
- Cloridrato de clobutinol;
- Codeína.
Um excelente remédio quando a garganta também está inflamada é o Benalet em pastilhas, porque ajuda a aliviar este sintoma e trata da irritação da garganta.
Remédios para tosse alérgica
Os remédios mais usados são anti-histamínicos, que ajudam a controlar este sintoma e aliviar os sintomas alérgicos.
Alguns remédios usados podem ser:
- Loratadina, com os nomes comerciais Histadin ou Clarileg, por exemplo;
- Desloratadina, com os nomes comerciais Aerius ou Desalex, por exemplo;
- Maleato de dexclorfeniramina.
Além da ingestão dos remédios, é importante evitar o contacto com a substância alérgica que está a provocar a este sintoma, de forma a eliminá-la.
Remédios para tosse com catarro
Estes remédios têm como objetivo tornar a expectoração menos viscosa e facilitar a sua eliminação, reduzindo a obstrução das vias aéreas, tosse e sensação de falta de ar. A tosse com catarro pode ser causada por doenças respiratórias como gripe, resfriado, asma ou bronquite.
Alguns remédios mucolíticos indicados são:
- Ambroxol, com os nomes comerciais Mucosolvan, Sedavan ou Mucolin, por exemplo;
- Bromexina, com os nomes comerciais Bisolvon ou Bontox, por exemplo;
- Guaifenesina, com os nomes comerciais Xarope vick ou Dimetapp, por exemplo;
- Acetilcisteína, com os nomes comerciais Fluimucil ou Flucistein, por exemplo.
Neste caso, não devem ser tomados remédios antitussígenos, pois impedem o reflexo da tosse, que ajuda a liberar a expectoração acumulada nas vias aéreas, agravando o estado de saúde da pessoa.
Fonte: Tua Saúde
Comentários