
Como identificar os Sintomas de Gastrite
Os sintomas que ajudam a identificar a gastrite são dor na boca do estômago, em forma de pontadas, sensação de bola na garganta e queimação, que surgem especialmente após comer
Os sintomas podem permanecer mesmo ao tomar antiácidos como Sonrisal ou Gaviscon, por exemplo, e, por isso, devem ser avaliados por um gastroenterologista.
Principais sintomas
- Os sintomas que ajudam a identificar a gastrite incluem:
- Dor de estômago, em forma de pontada;
- Sensação de enjôo ou de estômago muito cheio;
- Região do estômago inchada e dolorida;
- Demora na digestão e arrotos frequentes;
- Dor de cabeça e mal-estar geral;
- Perda do apetite, vômito ou ânsia de vômito.
Os sintomas da gastrite podem ser leves e surgir ao comer algo picante, gorduroso ou após consumir bebidas alcoólicas, enquanto que os sintomas da gastrite nervosa surgem sempre que o indivíduo está ansioso ou estressado.
Como saber se é gastrite
Apesar do diagnóstico da gastrite poder ser feito com base nos sintomas que a pessoa apresenta, o médico gastroenterologista pode pedir um exame chamado endoscopia digestiva, que serve para visualizar as paredes internas do estômago e se a bactéria H. Pylori está presente.
Apesar de 80% da população mundial ter esta bactéria presente no estômago, as pessoas que mais sofrem com gastrite também a tem e a sua eliminação ajuda no tratamento e alívio dos sintomas.
Como tratar a gastrite
O tratamento da gastrite pode ser feito com uma combinação de remédios para proteger o estômago, eliminar a bactéria e adequando a alimentação. O gastroenterologista poderá indicar a toma de antibióticos que eliminam a H. Pylori, durante 7 dias.
Após esse período, se os sintomas ainda estiverem presentes, o médico poderá solicitar uma nova endoscopia para verificar se a bactéria foi realmente eliminada.
No entanto, a alimentação é uma das partes mais importantes do tratamento para gastrite e deve ser orientada por um nutricionista. Deve-se evitar gorduras, frituras, alimentos ácidos e dar preferência aos alimentos moles e fáceis de serem digeridos como frutas cozidas, legumes bem cozidos ou amassados em forma de purê e carnes magras cozidas como peixe ou frango.
Fonte: Tua Saúde
Comentários