Os alimentos ricos em vitamina C, como morango, laranja e limão, ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres que em excesso favorecem a instalação de doenças.

A vitamina C deve ser consumida regularmente porque é um ótimo cicatrizante e facilita a absorção do ferro, sendo particularmente indicada no tratamento contra anemia. Além disso a vitamina C serve para facilitar a cicatrização da pele e melhorar a circulação sanguínea, sendo ótima para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares como a aterosclerose, por exemplo.

 

Tabela de Alimentos Ricos em Vitamina C

Alimentos ricos em Vitamina C Peso Quantidade de Vitamina C Energia
Pimentão amarelo cru 100 g 201,4 mg 29 calorias
Suco de laranja 248 g 124 mg 159 calorias
Morango fresco 152 g 86 mg 59 calorias
Mamão/papaia 140 g 86 mg 95 calorias
Kiwi 76 g 74 mg 40 calorias
Goiaba vermelha 100 g 73,3 mg 42,5 calorias
Melão-cantalupo 160 g 67,5 mg 48 calorias
Suco de tomate 242 g 67 mg 27 calorias
Manga 207 g 57 mg 133 calorias
Laranja 96 g 51 mg 44 calorias
Brócolis 92 g 37 mg 34 calorias

 

Para aproveitar toda a vitamina C presente no alimento é recomendado comer o alimento cru, pois o calor destrói a vitamina C. Além disso, é bom sempre consumir frutas frescas ou sucos frescos.

 

Dose diária recomendada de vitamina C

A dose diária recomendada de vitamina C é de 65 mg para adultos. Já para fumantes, a quantidade é de 20 mg a mais, por cada cigarro fumado. Mas, como a poluição e os medicamentos podem diminuir a concentração de vitamina C no sangue, a dose corrigida de vitamina C deve ser de 120 mg por dia, para todos os adultos saudáveis, que corresponde a um copo de suco de laranja, por exemplo.

 

Quando tomar vitamina C efervescente

A vitamina C efervescente é indicada principalmente para indivíduos que apresentam sintomas de falta de vitamina C, como sangramento fácil da pele e da gengiva, que são sintomas de escorbuto. A vitamina C efervescente também pode ser útil para:

  • Evitar e combater as marcas roxas que surgem na pele mesmo em pequenas lesões;
  • Acelerar a recuperação muscular em praticantes de atividade física e atletas, auxiliando a hipertrofia muscular;
  • Fortalecer o sistema imune, prevenindo gripes e resfriados;
  • Fortalecer as cartilagens porque ela promove a síntese de colágeno pelo corpo, prevenindo o enfraquecimento das articulações.

No entanto, indivíduos saudáveis geralmente não necessitam da suplementação de vitamina C, porque ela é facilmente adquirida através da alimentação.

 

Como manter a vitamina C por mais tempo

Para manter a vitamina C nos alimentos é importante não deixar as frutas, como morango, mamão, kiwi ou laranja sem casca em contato com o ar e expostas à luz por muito tempo, pois estes fatores vão diminuir a vitamina C presente no alimento.

Assim, ao fazer suco de laranja ou abacaxi, é importante colocá-lo na geladeira em uma jarra escura e tampada para evitar que o contado do suco com o ar e a luz da geladeira.

Além disso, a vitamina C se dissolve na água ao cozinhar os alimentos, como brócolis, couve ou pimentões, e é destruída em elevadas temperaturas, por isso, para ingerir o máximo de vitamina C é importante comer os alimentos ao natural, sem cozinhar.

Fonte: Tua Saúde

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